;
Esse blog, surgiu com a idéia de divulgar cada vez mais a religião de Umbanda, e não para infringirmos os direitos autorais e nenhum outro, caso alguma postagem não agradar seu autor ou a pessoa citada favor entrar em contato que a mesma será retirada.
Esse Blog não pertence a nenhum terreiro e ao mesmo tempo a todos os terreiros e todos irmãos de fé, que atuam na umbanda com amor, buscando doar e amar simplesmente por:
Amar doar!!!

Mensagem do Astral

Oxalá nos enviou a mensagem que não devemos nos preocupar em sermos amados, pois isto ensejaria em virtude. Devemos nos preocupar em amarmos sobre todas as coisas, isso é sublime

Tato

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

QUARESMA NA UMBANDA - O MITO AINDA VIVE...

Ao longo de minha vivência dentro da Umbanda, tenho escutado muito sobre a época da Quaresma ( o tempo em que Jesus passou no deserto somando seus 40 dias e que segundo nos conta a Bíblia foi tentado pelo demónio)

Escuto dentro da Umbanda muita coisa a respeito deste assunto.

Determinada casa não trabalha com a esquerda, neste período, pois afirma que a energia dos guardiões é muito pesada para o médium neste época, mas no restante do ano isso não é medido e os mesmos servem para "guardar" o terreiro.

Outra casa ainda diz que nesta época as guias e colares de todos os médiuns são recolhidas para que os mesmos não se percam diante das tentações do demónio, então quer dizer que só as guias bastam? A reforma moral e o "orai e vigiai" ficam aonde? Nos 11 meses restantes para término do ano não rola uma tentação então? Contraditório isso...

Ainda escuto que existem casas que não atendem neste período, pregando a sintonia do medo em seus trabalhadores não pautando pelo uso do bem senso, onde me questiono: Qual hospital fica fechado determinado período recusando atender aos doentes?

Realmente muita coisa é dita em nome da Quaresma, mas vale lembrar que esta prática é de cunho católico e não Umbandista.

Infelizmente na Umbanda encontramos muitos "achismos" hoje em dia, gente que fala sem fundamento, alegando que " as coisas sempre foram assim, é por que é simplesmente e pronto..." e com isso vamos criando dentro da Umbanda um palco de falta de informação e pré-conceito, além de um misticismo desnecessário e prejudicado é o médium.

Creio que esteja na hora de acordarmos para algumas verdades e descortinarmos o véu dos anátemas feitos em nome da Umbanda.

As guias tem seu fundamento sagrado sim dentro da Umbanda, mas amarra-las sem uma doutrina moral não impedira este ou aquele filho de fé de cair se o mesmo não desejar mudar.

Tentações acontecem todos os dias de nossas vidas, pois estamos encarnados em um mundo de provas e expiações e vale aqui lembrar de um dito popular: "Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és" tudo na vida rege sintonia acima de tudo, cada um faz sua escolha e tenham a certeza que ninguém cai de gaiato na história, pois temos o livre árbitrio para isso.

Umbanda é caridade acima de tudo e caridade não tem hora, nem dia e muito menos lugar para ser praticada, a casa que fecha suas atividades elegendo datas como desculpa, assina seu atestado de incompetência no compromisso assumido com os sagrados Orixas, já tão pouco compreendidos e respeitados.

Não devemos nos prender tanto a Umbanda somente pelos seus ritos, mas sim para essência de caridade que a mesma carrega em si.

Trabalhador pronto, o trabalho aparece, ninguém cresce sem estudo, portanto cada casa deve buscar formar seu corpo mediunico dentro de uma doutrina moral reta e não semear dogmas, mitos ou lendas para seus médiuns em formação.

Quaresma é bom para quem deseja segui-la e alimentar a "doutrina do medo", sou Umbandista acima de tudo e a doutrina que sigo com minha casa é " a manifestação do espírito para a caridade"
Que cada um reflita e tire suas próprias conclusões

Pai Géro
Dirigente e Sacerdote Umbandista
texto extraido do blog http://wwwumbandaonline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;

PERDOE-ME PAI


Ó Pai, tu que és detentor de infinita bondade,

Perdoe-me se algum dia fraquejar aos seus ensinamentos, e me cubra com sua extraordinária fé;
Perdoe-me pelos maus pensamentos e cubra-me com seu manto de fraternidade;
Perdoe-me se titubear em minha fé e encha meu coração com esperanças de um dia lhe encontrar e descobrir que sou vitorioso;
Perdoe-me se algum dia tratei um irmão com indiferenças e nem ao menos percebi do que este necessitava;
Perdoe-me se em pensamentos me desviei do seu caminho e me guie com seu amor de Pai;
Perdoe-me se reclamo ao não alcançar o que desejava e nem ao menos lhe perguntei se sou merecedor;
Pai sei que não sou seu melhor filho, e nem quero ser, mas sou seu filho, e sei que reconhecendo isso já estou mais próximo do Senhor;
Pai peço que me guie pelos seus caminhos, fazendo de mim um instrumento dos bons espíritos;
Fazendo com que eu saiba amar, respeitar, ser calmo e paciente, ser simples e humilde, ensinar e aprender, saber ouvir para depois falar, ser solidário e caridoso sem esperar nenhum reconhecimento;
Pois sei meu Pai, que nesse momento estou sendo assistido pelo Senhor, seu filho e as falanges de espíritos amadores e misericordiosos;
Se assim for da sua vontade.

Amém

Mensagem inspirada pelo espírito “Tato”.

ORAÇÃO PAI NOSSO EM ARAMAICO

Pai e mãe respiração da vida, fonte do som, ação sem palavras, criador do cosmos,
Faça sua luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil.
Ajude a seguir nosso caminho respirando apenas o sentimento que emana do senhor, nosso eu, no mesmo passo possa estar com o seu para que caminhemos como reis e rainhas com todas as outras criaturas.
Que o seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades,
Faça-nos sentir a alma da terra dentro de nós, pois assim sentiremos a sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda e nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento,
Não nos deixe ser tomado pelo esquecimento de que o Senhor é o poder e a glória do mundo, a canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.
Possa o seu amor ser o solo onde cresçam nossas ações, que assim seja.
Pessoas pequenas têm excessivo espaço dentro de si para guardarem mágoas, choram envaidecidas de sua pequenez interior.
Pessoas engrandecidas nem guardam espaços para sentimentos negativos como a raiva, o rancor, o ódio. Pois dentro de si estão repletas de amor, paz, tranqüilidade. Semeando o amor constantemente o espírito se encarrega de abster-se de energias ruins, enchendo a alma, o ser de alegria, júbilo e compreensão.

pelo espírito Tato